PESQUISA NESTE SITE:

10 outubro 2017

JANAÚBA-MG - Vistorias nas 23 unidades de educação começam hoje

Proposta de vistoria acontece depois que a creche Gente Inocente foi incendiada pelo vigia noturno; pelo menos três unidades deverão ser vistoriadas até Quarta-feira (11).


                Começaram nesta Terça-feira (171010) as vistorias nas 23 unidades de educação municipal de Janaúba-MG, realizadas pelo Corpo de Bombeiros

                A informação foi confirmada ao G1 pelo comandante do 7º Batalhão dos Bombeiros, tenente-coronel Waldeci Gouveia Rodrigues
                De acordo com o oficial, pelo menos três unidades serão vistoriadas até a Quarta-feira (171011). A proposta de vistoria acontece depois que a Creche Gente Inocente foi incendiada pelo vigia noturno; ao todo, nove crianças, uma professora e o próprio funcionário morreram em função do ataque.

“Como estamos na semana de feriado prolongado, estamos alinhando os agendamentos com a Secretaria Municipal de Educação para abertura das unidades. No entanto, a partir da próxima segunda-feira (16), três guarnições de Montes Claros irão para Janaúba cooperar com o plano de vistoria. Com as escolas abertas e maior equipe, daremos celeridade às visitas”
Esclareceu o oficial dos bombeiros.

                Nas visitas, serão verificados itens de segurança, como extintores, placas de sinalização, iluminação e saída de emergência e outros aspectos da segurança. 

“Além da vistoria dos meios preventivos que a edificação possui, temos interesse, em médio e longo prazo, de elaborar, em parceria com a prefeitura, um plano de treinamento para os agentes de educação sobre segurança em ambientes escolares”
                Detalhou.

Prédio Interditado

                Um dia após o crime, o prédio da creche apresentou instabilidade e, por isso, foi interditado. A creche foi construída pelo município há 17 anos, de acordo com o prefeito. 

"O que se pode verificar foi que [a creche] não possuía meios preventivos; que são os extintores e faixas sinalizadoras. Nesta vistoria, verificou-se também que as instalações da creche apresentam instabilidade com risco de desabamentos, por isso a interdição”
                Explicou o tenente-coronel Waldeci Gouveia Rodrigues.


                Na Segunda-feira (171009), o prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) falou sobre as condições da Creche Gente Inocente, como o forro ser de PVC, a falta de extintores e outros itens de segurança, e reconheceu que o local não tinha todos os aparatos necessários, mas ponderou:


“Tenho tratado desta tragédia como um atentado, e atentado a gente não prevê. As Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, tinham todo o aparato de segurança e se viu frágil diante do atendado. Tudo tem de ser analisado com serenidade”
                Reforçou.

Ataque

                Nove crianças e uma professora morreram após o vigia Damião Soares dos Santos de 50 anos, colocar fogo na creche onde trabalhava, em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, na manhã de Quinta-feira (171005).

                Segundo informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o vigia do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no Bairro Rio Novo, jogou álcool em crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. 
                No horário, havia 75 crianças e 17 funcionários na escola.

                Damião chegou a ser internado, mas morreu horas depois.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS