PESQUISA NESTE SITE:

12 outubro 2017

JANAÚBA-MG - Após uma semana de tragédia em creche, 16 pessoas permanecem internadas; 12 são crianças

Menina de 5 anos teve alta nesta quinta-feira. Ataque de vigia a creche de Janaúba deixou 11 mortos. Ele ateou fogo no local e no próprio corpo.

              A tragédia em uma creche em Janaúba-MG, no Norte de Minas, completa uma semana nesta Quinta-feira (171012), e 16 pessoas permanecem internadas em hospitais de Montes Claros-MG e Belo Horizonte-MG, sendo 12 crianças.

               Uma menina de 5 anos que estava internada no Hospital João XXIII, na capital, recebeu alta nesta Quinta-feira. O nome da criança não foi divulgado.

              Onze pessoas morreram no incêndio, entre elas 9 crianças, a professora Helley Batista e o vigia da escola, autor do ataque. Damião Soares dos Santos de 50 anos, trancou as portas da creche, jogou álcool nas crianças e no próprio corpo e, em seguida, ateou fogo.

              No ataque, Helley Batista teve 90% do corpo queimado tentando salvar os alunos. A creche será reconstruída e terá o nome da professora, que morreu como heroína.

              Maísa Barbosa dos Santos de 6 anos, era aluna da professora Helley. Após uma semana internada, ela recebeu alta, e pergunta pela professora. A mãe, Joana D'arc, conta que viu sua vida transformada com a notícia de que sua filha estava viva. 

“Ela teve três paradas cardíacas. Ficou internada em Belo Horizonte-MG; queimou as vias respiratórias. Ela de volta em casa, foi um presente para mim; Deus abençoou”


              Joana relembra que no dia do incêndio na creche, que fica no mesmo bairro da sua casa, Bairro Rio Novo, ela encontrou a filha já na rua, pedindo ajuda e deitada no chão. 

“Eu fiquei desesperada. Vi ela deitada no chão, pedindo ajuda; estava ruinzinha. Ela foi levada primeiro para o Hospital Regional, depois Montes Claros e Belo Horizonte; só fiquei sabendo que ela estava lá quando uma amiga viu na TV falando. Foi uma aflição grande, fiquei sem saber onde estava e tive de ir na madrugada para Belo Horizonte”


              Para Joana, que está desempregada e recebe R$ 60 do Bolsa Família, o momento será de dedicação total à recuperação de Maísa. Ela não pretende colocar a criança em escola por algum tempo. 

“Vou esperar ela recuperar, acalmar, tirar da cabeça dela o que ocorreu”

              Na cidade o clima ainda é de luto e reconstrução. A 23 unidades da rede municipal de educação passam por vistorias. A creche Gente Inocente foi interditada pelos bombeiros um dia após o ataque, por risco de desabamento. 

              Nas quatro primeiras vistorias feitas nesta semana, duas unidades indicaram não possuir itens preventivos de segurança, exigidos pelos bombeiros, mas, MP, Prefeitura e Bombeiros criam estratégias para que as atividades nas escolas não sejam encerradas.

              O prédio da creche será reformado por empresários do Norte de Minas, e o Governo Federal liberou R$8.700.000,00 milhões para construção de creches e manutenção de hospitais em Janaúba.


Damião

              O homem responsável pela tragédia perto do Dia das Crianças era conhecido por ser calado e introspectivo. Ele não convivia com os alunos da creche, entrava às 18:00 horas, e as crianças saíam às 17:00 horas. No dia do crime, os funcionários não viram motivos para barrar Damião, que era efetivo há 8 anos.


              O vigia estava afastado dos familiares há mais de 2 anos, mas se reaproximou da mãe dias antes de incendiar a creche. Ele ainda disse para uma sobrinha que ia dar um presente à família.

“Essa semana vou morrer”
              Disse ele.

              Para a polícia, o crime foi premeditado. 

"Tenho plena convicção de que o crime foi premeditado, ele escolheu a data de 5 de outubro porque o pai dele morreu no dia 5 de outubro, há três anos"
              Disse o delegado Bruno Fernandes

              Ele contou também, após entrevistar familiares do vigia, que desde 2014 ele já apresentava "sinais de loucura"

"Ele alegava que a mãe dele estava envenenando a água, e que isso estava trazendo problemas”

              Damião também estava afastado do trabalho, e a diretora pediu que ele levasse o atestado médico. 

              Na manhã de Quinta-feira (171005), ele chegou na creche, de mochila, não chegou a tirar o capacete, fechou as portas e já ateou fogo em uma funcionária que estava na cozinha.

              Na casa de Damião, a polícia encontrou cartas escritas por ele, nas quais dizia ter predileção e afeto por crianças, mas também achou os galões de combustível; seis ou sete galões de cinco litros com álcool.

              Damião foi enterrado em uma cerimônia discreta, no mesmo instante que acontecia o cortejo do enterro da professora Helly. Ele foi enterrado na mesma cova com o pai. Não havia familiares ou amigos, apenas os funcionário da funerária.


Dia das Crianças

              Nesta Quinta-feira (171012), o ônibus da Cruz Vermelha estará em Janaúba, levando mais de 500 brinquedos e outros donativos, como medicamentos e alimentos. 

              Além disso, cerca de 11 iniciativas parceiras de Montes Claros e região vão se juntar para fazer um evento na cidade, aberto à comunidade, com rua de lazer.

              A Cruz Vermelha informou que vai montar duas tendas de atendimento psicológico – uma pra crianças, outra para adultos. 

"Com as crianças a ideia é fazer atendimento mais lúdico, por meio de desenhos. 
No fim, será feita a doação de brinquedos. 
Cada criança pega uma senha e retira seu brinquedo".

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS