PESQUISA NESTE SITE:

05 fevereiro 2017

UNAÍ-MG - Prefeitura e SAAE drenam chorume em área de aterro


              A Prefeitura Municipal de Unaí-MG e o Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) iniciaram, na tarde Desta Sexta-feira (170203), a drenagem do chorume (líquido que escorre do lixo) contido em vala existente na área de descarte do lixo, situada atrás da Serra do Taquaril
              O chorume recolhido será encaminhado para tratamento específico.
              O procedimento foi determinado pelo prefeito Branquinho que visitou, no dia anterior, o lixão que a área se tornou. Ocasião em que se fez acompanhado da Secretária Cátia Regina, do Meio Ambiente, e Durval Mendonça, de Obras

              Além da drenagem do chorume, no retorno à prefeitura Branquinho determinou:

=> Contratação de mão-de-obra para vigilância 24 horas no local. 
=> Controle de entrada e saída de caminhões. 
=> Cercamento da área com arame farpado.
=> Adoção de procedimentos que visam a destinação de áreas específicas para cada tipo de resíduo, com placas de sinalização. 
=> Instalação de placa com indicação das proibições de descarte no local. (Proibido o descarte de lixo hospitalar, ou farmacêutico; pneus, embalagens de defensivos agrícolas, e material reciclável)

              A Secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kátia Regina Rocha, explica que a drenagem precisava ser feita rapidamente, porque o chorume estava prestes a derramar. 

"Uma chuva um pouco mais forte pode causar o derramento, porque a vala está cheia"
              Justificou.

              A secretária disse que a administração municipal encontrou a área de descarte do lixo da cidade totalmente desorganizada. 

"Encontramos o local com os portões abertos, sem vigia. Montanhas de lixo domiciliar misturado com entulho de construção civil, além de restos de material de poda e varrição".

              Kátia explica, que o aterro – para ser controlado – precisa ter cercamento, guarda 24 horas por dia, não pode haver catadores lá dentro e ainda deve ser efetuada a separação do lixo por modalidade (lixo domiciliar, entulho da construção civil, restos de poda e varrição), possuir vala de contenção de chorume e mecanismo de queima de gases. Adequações que a prefeitura já providencia.

              O material com potencial de reciclagem e os pneus devem ter outra destinação. Não devem ir para a área do aterro. Em Unaí, a Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí - AREPU possui um ecoponto para recepção de pneus, e a Associação Recicla Unaí - AREUNA recebe o material com potencial para reciclagem (papel, papelão, plástico, alumínio, "latinhas").


Situação atual

              Ao assumir no início do ano, a administração municipal agiu rapidamente na área do aterro, onde ia surgindo um novo lixão a céu aberto. 
              Foi licitada uma patrola para fazer o aterramento das montanhas de lixo que se acumulavam no local e já se conseguiu controlar parte do problema. 

"Para fazer o aterramento, a Prefeitura pagava antes mais de 100 mil reais. Conseguimos contratar, emergencialmente, o serviço por 20 mil"
              Salientou a secretária.


Nova empresa

              A Prefeitura já iniciou processo licitatório, a fim de contratar uma empresa para operar o aterro controlado. Caminhão, pá carregadeira, retroescavadeira (com respectivos operadores) e vigilantes fazem parte do objeto da contratação.

              A área do aterramento do lixo, atrás da Serra do Taquaril, também receberá placas indicando onde cada tipo de material (lixo domiciliar, entulho, resto de poda) pode ser descartado.

"Temos de fazer todos esses ajustes, para caracterizar o terreno como área de aterro controlado. Em paralelo, ações da prefeitura pra que Unaí, em definitivo, construa o seu aterro sanitário."
              Concluiu Kátia Regina.





              Com Informações de:
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS